A palavra de Deus esclarece sobre isto, quando afirma que:
"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom
ou a árvore má e o seu fruto mau;
porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras, como podeis falar coisas boas,
sendo maus? Porque a boca fala
do que está cheio o coração."
(Matheus 12.33-34)
Jovens, a árvore não precisa ficar se retorcendo e fazendo forças para frutificar, pelo contrario, seus frutos nascem, e quando menos esperamos eles estão prontos para serem colhidos e saboreados. Os bons como os maus frutos, "brotam" naturalmente. Assim também, por mais que a pessoa se esforce para mostrar bons frutos se ela não for uma boa árvore, certamente agirá segundo sua vontade e acabará dando maus frutos.
Existem muitas pessoas que não compreendem isto, pois dizem ser de Deus, mas seus frutos, ou seja, seu proceder não condiz que dizem.
"Ninguém despreze a tua mocidade;
pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis,
na palavra, no procedimento, no amor,
na fé, na pureza."
(¹Timóteo 4.12)
Um filho que ama e respeita o seu pai, se esforça para agráda-lo, pois sabe que procedendo mal o entristecerá. Com Deus não é diferente, Ele é o nosso Pai e por isso devemos ter todo o temor para com Ele, pois nossos amigos familiares e conhecidos sabem que servimos a Deus, e se produzirmos maus frutos certamente seremos criticados por eles. O fato é que quando aceitamos Jesus como o nosso Salvador, o Espírito Dele passa a habitar em nós, e nos capacita para vencer tudo.
Porém, para que isso aconteça precisamos mater o nosso coração limpo e longe do pecado, pois o coração é a fonte de tudo, ele é o tesouro mencionado no versículo que segue:
"O homem bom tira do tesouro bom coisas boas;
mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más."
(Mateus 12.35)
Devemos analisar o tipo de árvore que temos sido diante de Deus, pois assim como o Senhor Jesus foi até a figueira procurar frutos,
"...e, vendo uma figueira á beira
do caminho, aproximou-se dela;"
(Mateus 21.19)
Assim também Ele vem até cada um de nós, na expectativa de encontrar frutos que Lhe agrade.
Nenhum comentário: